segunda-feira, 2 de maio de 2011

Inseticidas caseiros - Controle da mosca branca


Embora ocorram diversas espécies de mosca branca, a Bemisia tabaci tem sido a mais importante, tanto como praga como vetor de vírus. Os danos são causados através da sucção da seiva das plantas, provocando alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, debilitando-a e reduzindo a produtividade e qualidade dos frutos. Em casos de altas densidades populacionais, podem ocorrer perdas de até 50% da produção. Infestações muito intensas ocasionam murcha, queda de folhas e perda de frutos.

Receita: Fumo


Ingredientes:


- 250g de fumo de corda 
- 30g de  sabão
- 5 litros de água
- 1 colher de cal


Modo de preparo:


Misturar estes ingredientes em 1 litro de água e ferver durante meia hora. Diluir um litros deste concentrado em 4 litros de água. Acrescentar uma colher de cal hidratada para aumentar o efeito.


Receita: Neem
Planta de Neem


Ingredientes:


- 5 Kg de sementes de Neem secas e móidas 
- 5 litros de água
- 10g de sabão


Modo de preparo:



Colacar os 5 kg de sementes de neem moídas em um saco de pano e amarrar. Colocar em 5 litros de água. Depois de 12 horas, espremer e dissolver 10 gramas de sabão neste extrato. Misturar bem e acrescentar água, para obter 100 litros de preparado.

Formas de aplicação:


 Aplicar sobre as plantas infestadas, imediatamente após preparo.



4 comentários:

  1. É bom saber das "coisas" assim, o dia em que meu pé de bergamotas estiver doente, já tenho o remédio.
    Obrigada Ana,
    dinorah

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana, esse blog é muito legal!!!!!!!!!
    Já sou seguidora :-D
    Um abraço

    Sol

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia das mães, com muitas flores e sorrisos. Aproveitando a oportunidade, vim lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

    ResponderExcluir
  4. DEPOIS DE JOGAR O VENENO DO NEEM, COM QUANTO TEMPO PODE SE INGERIR A VERDURA?

    ResponderExcluir